top of page

Pesquisa de Doutorado

Curso de Libras para profissionais da saúde e seus efeitos nas atitudes sociais em relação à inclusão

Conheça um pouco sobre minha pesquisa, minhas motivações e objetivos, como surgiu este projeto e como pretendo agregar na sociedade e popularização da língua de sinais brasileira.

bianca_yonemotu_libras_doutorado_webp.webp

Durante o meu mestrado (2017 a 2019) pesquisei os efeitos de um curso de Libras com foco na área da Saúde (modalidade presencial) nas atitudes sociais de estudantes de Medicina em relação à inclusão.

As atitudes sociais, de forma simplificada, podem ser entendidas como a forma como pensamos, nos comportamos e agimos diante de algo ou alguém. Elas podem ser favoráveis ou desfavoráveis.

O curso de Libras foi desenvolvido com base no dia a dia dos estudantes, nas suas vivências e nas suas expectativas. Ao final do curso os estudantes tiveram um momento de contato com alguns surdos no qual apresentaram, em Libras, pequenas palestras sobre assuntos da área da saúde. Antes e após o curso os estudantes responderam a questionários e escalas os quais foram analisados, posteriormente, por meio de Estatística Descritiva.

Resultados

O resultado da pesquisa mostrou que o aprendizado da língua de sinais e o contato com os surdos fez com que as atitudes sociais dos estudantes fossem mais favoráveis em relação à inclusão.

A partir desses resultados outros anseios e questionamentos se formaram e o doutorado foi uma das maneiras que encontrei para responder a alguns deles.

 

A saúde precisa de profissionais atentos ao paciente e a sua história para que possa ser oferecida em plenitude. As habilidades de comunicação desses profissionais assim como suas atitudes sociais estão intimamente relacionadas ao cuidado humanizado em saúde.

Os surdos fazem parte da sociedade e boa parte deles se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa forma de comunicação pode afetar fortemente o acesso aos serviços de saúde por essa população e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos profissionais envolvidos no processo de cuidado em saúde facilitaria o acesso dos surdos a esses serviços.

Andamento do projeto

A pesquisa pretende analisar os efeitos de um curso de Libras gravado e remoto com foco na área da Saúde nas atitudes sociais de profissionais da saúde em relação à inclusão. Os profissionais que aceitarem participar da pesquisa irão compor dois grupos, um controle e um experimental, os quais passarão por todas as fases da pesquisa, mas em momentos diferentes. Os dados serão coletados de forma remota, por meio de questionários e escalas. Os resultados serão analisados quantitativamente por meio de Estatística Descritiva a fim de verificar se houve ou não diferença estatisticamente significante acerca das atitudes sociais em relação à inclusão.

 

Escolhi a modalidade remota pelo fato de a pesquisa ser desenvolvida num período pós pandêmico e por pretender alcançar um número maior de participantes tanto de áreas da saúde como de locais diferentes.

bottom of page